LOPES,
Amanda Cristina Teagno. Educação Infantil e Registro de Práticas. São
Paulo: Cortez, 2009. (Coleção docência em formação – Série Educação Infantil)
A
autora do livro Amanda Cristina Teagno Lopes, possui graduação em Pedagogia
pela Universidade de São Paulo (2001) e mestrado em Educação pela Universidade
de São Paulo (2005). Atualmente é doutoranda na Faculdade de Educação da
Universidade de São Paulo, bolsista Capes. Realizou estágio de pesquisa na
Universidade de Bolonha, Itália (2008). Foi professora de Educação Infantil na
Rede Municipal de São Paulo e assessora do Departamento de Normas Técnicas e
Orientação Educacional - SME Guarulhos. Tem experiência na área de Educação,
com ênfase em Educação Infantil e formação de professores, atuando
principalmente nos seguintes temas: educação infantil, didática, formação de
professores[1].
O propósito do livro é fornecer aos
docentes e alunos das diversas modalidades de ensino em nosso país, novas
técnicas de pedagogia para a formação de saberes e conhecimentos na formação
profissional do educador ou de alunos.
O desenvolvimento profissional dos
professores é objetivo clássico de propostas educacionais que valorizam a sua
formação não mais baseada na racionalidade técnica, mas fazendo uma perspectiva
de tomada de decisões e praticas de ensinar dentro da sala de aula.
A educação hoje em dia deve assumir
novos espaços que contrastem o desenvolvimento e ao acesso a cultura para uma
boa formação estudantil.
A autora também argumenta que os
diários docentes, constituem em um importante instrumento de análise do
pensamento do professor, já que no mesmo ele expõe-explicar-interpretar a sua
ação cotidiana na sala de aula e também fora dela.
Quanto ao registro percebe-se que há uma
grande possibilidade de formação, reflexão, de introversão, tendo em vista a
compreensão no cotidiano em sala de aula.
Para a autora, o pensamento e a
linguagem encontram-se intrinsecamente na transformação do processo de formação
dos professores, promovendo assim uma melhoria na qualidade de ensino.
A escola tem grande atuação na vida
dos alunos sedentos de aprender, tanto na apropriação da linguagem com fala,
expressão e escrita.
Registrar é produzir conhecimento,
valorizando na pratica pedagógica e o oficio docente com aperfeiçoamento
profissional do professor em sala de aula buscando assim uma boa formação
valorizando a educação brasileira.
Antigamente o oficio docente
pautava-se na tradição de práticas e saberes e dificilmente descontextualizáveis.
Hoje o professor constrói sua própria teoria com base na reflexão sobre a
prática e na atribuição de sentido às suas ações.
Saber registrar a prática é
conferir-lhe um status até então inexistente, sem cair no praticismo
favorecendo assim uma interlocução e dicotomia docente da prática escolar.
Como sabemos a prática de registrar
implica em uma proposta que considera o professor como autor de sua prática e a
necessidade de reflexão e formação contínuas, caracterizados por uma boa
prática pedagógica.
Nesta busca de ensinar uma boa
consolidação deve instigar a desenvolver uma ação docente que vise transpor
conhecimentos e práticas como uma demanda de ensino, independente de tempo para
a observação ou registro de ações.
A intervenção do professor é atender
ao processo de aprendizagem e desenvolvimento em seus mais diversificados meios
estudantis dentro da sala de aula, muitas vezes esses ensinamentos se tornam
defasados ao que se subsidia em registra mais redimensionar sua ação docente.
Nós professoras devemos procurar uma
ação docente que vise acima de tudo ponderar seus diversos aspectos de
planejamento, pois uma boa prática docente acarreta em uma análise critica que
possibilita rever o trabalho, avaliá-lo e redirecioná-lo a novas perspectivas
de ensino.
[1] https://sistemas.usp.br/tycho/curriculoLattesMostrar?codpes=2928694
Postado por: Vânia Cristina Gavilan Leite
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