terça-feira, 20 de março de 2012

Resenha crítica por Vânia Cristina Gavilan Leite

Resenha critica de:

LOPES, Amanda Cristina Teagno. Educação Infantil e Registro de Práticas. São Paulo: Cortez, 2009. (Coleção docência em formação – Série Educação Infantil)

            A autora do livro Amanda Cristina Teagno Lopes, possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (2001) e mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é doutoranda na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, bolsista Capes. Realizou estágio de pesquisa na Universidade de Bolonha, Itália (2008). Foi professora de Educação Infantil na Rede Municipal de São Paulo e assessora do Departamento de Normas Técnicas e Orientação Educacional - SME Guarulhos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, didática, formação de professores[1].
O propósito do livro é fornecer aos docentes e alunos das diversas modalidades de ensino em nosso país, novas técnicas de pedagogia para a formação de saberes e conhecimentos na formação profissional do educador ou de alunos.
O desenvolvimento profissional dos professores é objetivo clássico de propostas educacionais que valorizam a sua formação não mais baseada na racionalidade técnica, mas fazendo uma perspectiva de tomada de decisões e praticas de ensinar dentro da sala de aula.
A educação hoje em dia deve assumir novos espaços que contrastem o desenvolvimento e ao acesso a cultura para uma boa formação estudantil.
A autora também argumenta que os diários docentes, constituem em um importante instrumento de análise do pensamento do professor, já que no mesmo ele expõe-explicar-interpretar a sua ação cotidiana na sala de aula e também fora dela.
Quanto ao registro percebe-se que há uma grande possibilidade de formação, reflexão, de introversão, tendo em vista a compreensão no cotidiano em sala de aula.
Para a autora, o pensamento e a linguagem encontram-se intrinsecamente na transformação do processo de formação dos professores, promovendo assim uma melhoria na qualidade de ensino.
A escola tem grande atuação na vida dos alunos sedentos de aprender, tanto na apropriação da linguagem com fala, expressão e escrita.
Registrar é produzir conhecimento, valorizando na pratica pedagógica e o oficio docente com aperfeiçoamento profissional do professor em sala de aula buscando assim uma boa formação valorizando a educação brasileira.
Antigamente o oficio docente pautava-se na tradição de práticas e saberes e dificilmente descontextualizáveis. Hoje o professor constrói sua própria teoria com base na reflexão sobre a prática e na atribuição de sentido às suas ações.
Saber registrar a prática é conferir-lhe um status até então inexistente, sem cair no praticismo favorecendo assim uma interlocução e dicotomia docente da prática escolar.
Como sabemos a prática de registrar implica em uma proposta que considera o professor como autor de sua prática e a necessidade de reflexão e formação contínuas, caracterizados por uma boa prática pedagógica.
Nesta busca de ensinar uma boa consolidação deve instigar a desenvolver uma ação docente que vise transpor conhecimentos e práticas como uma demanda de ensino, independente de tempo para a observação ou registro de ações.
A intervenção do professor é atender ao processo de aprendizagem e desenvolvimento em seus mais diversificados meios estudantis dentro da sala de aula, muitas vezes esses ensinamentos se tornam defasados ao que se subsidia em registra mais redimensionar sua ação docente.
Nós professoras devemos procurar uma ação docente que vise acima de tudo ponderar seus diversos aspectos de planejamento, pois uma boa prática docente acarreta em uma análise critica que possibilita rever o trabalho, avaliá-lo e redirecioná-lo a novas perspectivas de ensino.

[1] https://sistemas.usp.br/tycho/curriculoLattesMostrar?codpes=2928694


Postado por: Vânia Cristina Gavilan Leite 

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