segunda-feira, 19 de março de 2012

Resenha crítica por Ana Cláudia dos Santos Ronto


Resenha critica de:
LOPES, Amanda Cristina Teagno. Educação Infantil e Registro de Práticas. São Paulo: Cortez, 2009.


A autora discorre sobre a importância da prática do registro na Educação Infantil, que tem como objetivo a valorização da prática do professor. O registro é um instrumento onde o professor busca refletir sobre a sua prática, revendo seus conceitos por meio da observação, onde acontece a reconstrução de novas ideias sobre sua ação em sala de aula, ou seja, com o registro é oportunizado ao professor rever quais objetivos foram alcançados, quais aspectos precisam ser reestruturados para que a aprendizagem ocorra de fato.

Para Madalena Freire (1996, p. 6) “O registrar de sua reflexão cotidiana significa abrir-se, para seu processo de aprendizagem”. Assim o registrar faz com que o professor se aproprie de sua reflexão acerca de sua prática melhorando a relação de ensino-aprendizagem.

A partir do registro, da observação e avaliação é que o professor pauta suas práticas de acordo que atenda as necessidades das crianças. Na educação infantil o desenho aparece como uma ferramenta importante no desenvolvimento das crianças, pois é por meio dele que ela manifesta suas reações, desejos e faz com que se torne um meio de aprendizagem, tornando-se um instrumento valioso de registro. Para isso cabe ao professor propiciar momentos para que a criança registre o seu desenvolvimento, produzindo sua marca que juntamente com os registros do professor poderá construir a sua própria identidade.

Com o surgimento da Escola nova surge a necessidade dos registros para redefinir o fazer pedagógico do professor, utilizando a observação, a experimentação e a pesquisa buscando aprimorar a prática em sala de aula.

Além dos registros formais que são os diários de classe, ata de reunião e os registros de trabalhos coletivos, a autora cita outros recursos utilizados como formas de registros que são os portfólios, os cadernos de registros diários.

O registro docente aparece para valorizar o papel do professor, a experiência que traz consigo, onde a partir dela possa construir novos conhecimentos. Faz também com que o professor sujeito de sua ação, reflita sobre a sua prática. Em um contexto da percepção da complexidade da prática pedagógica, do professor como agente de sua prática intelectual crítico-reflexivo (Pimenta, 2002), pensar o registro é valorizar o trabalho docente, entendendo-o como profissão que demanda conhecimento, estudo, reflexão sistemática.

Assim o registrar possibilita ao professor o rompimento de antigas práticas e a reconstrução de novos conhecimentos, onde ele possa realmente ser o autor de sua prática e que esta seja a mola propulsora para a reflexão e a construção de um novo saber.

Postado por Ana Cláudia dos Santos Ronto.  
           
           
           
           


Nenhum comentário:

Postar um comentário