Resenha critica de:
LOPES, Amanda Cristina
Teagno. Educação Infantil e Registro de
Práticas. São Paulo: Cortez, 2009.
A
autora discorre sobre a importância da prática do registro na Educação
Infantil, que tem como objetivo a valorização da prática do professor. O
registro é um instrumento onde o professor busca refletir sobre a sua prática, revendo
seus conceitos por meio da observação, onde acontece a reconstrução de novas
ideias sobre sua ação em sala de aula, ou seja, com o registro é oportunizado
ao professor rever quais objetivos foram alcançados, quais aspectos precisam
ser reestruturados para que a aprendizagem ocorra de fato.
Para
Madalena Freire (1996, p. 6) “O registrar de sua reflexão cotidiana significa
abrir-se, para seu processo de aprendizagem”. Assim o registrar faz com que o
professor se aproprie de sua reflexão acerca de sua prática melhorando a
relação de ensino-aprendizagem.
A
partir do registro, da observação e avaliação é que o professor pauta suas
práticas de acordo que atenda as necessidades das crianças. Na educação
infantil o desenho aparece como uma ferramenta importante no desenvolvimento das
crianças, pois é por meio dele que ela manifesta suas reações, desejos e faz
com que se torne um meio de aprendizagem, tornando-se um instrumento valioso de
registro. Para isso cabe ao professor propiciar momentos para que a criança
registre o seu desenvolvimento, produzindo sua marca que juntamente com os
registros do professor poderá construir a sua própria identidade.
Com
o surgimento da Escola nova surge a necessidade dos registros para redefinir o
fazer pedagógico do professor, utilizando a observação, a experimentação e a
pesquisa buscando aprimorar a prática em sala de aula.
Além
dos registros formais que são os diários de classe, ata de reunião e os
registros de trabalhos coletivos, a autora cita outros recursos utilizados como
formas de registros que são os portfólios, os cadernos de registros diários.
O
registro docente aparece para valorizar o papel do professor, a experiência que
traz consigo, onde a partir dela possa construir novos conhecimentos. Faz
também com que o professor sujeito de sua ação, reflita sobre a sua prática. Em
um contexto da percepção da complexidade da prática pedagógica, do professor
como agente de sua prática intelectual crítico-reflexivo (Pimenta, 2002),
pensar o registro é valorizar o trabalho docente, entendendo-o como profissão
que demanda conhecimento, estudo, reflexão sistemática.
Assim
o registrar possibilita ao professor o rompimento de antigas práticas e a
reconstrução de novos conhecimentos, onde ele possa realmente ser o autor de
sua prática e que esta seja a mola propulsora para a reflexão e a construção de
um novo saber.
Postado
por Ana Cláudia dos Santos Ronto.
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